Post-Scriptum ou P.S (do Latim, significa literalmente "escrito depois"), originariamente, indicava algo que julgasse necessário acrescentar a uma carta após o seu encerramento (fecho, assinatura, etc). Com o tempo, foi-se percebendo que esta fórmula, além de servir para corrigir os lapsos de memória ou simplesmente informar que havia ocorrido alterações depois que havia-se dado a carta por concluída.
O Post-Scriptum pode também ser utilizado como uma estratégia retórica: depois de percorrer todo o corpo do texto, o leitor se depara com uma idéia posta em destaque, colocada ali com suposta despreocupação, que equivaleria na fala ao "Ah! Antes que eu me esqueça ...", que sempre anuncia o que de mais importante tem-se a dizer. É justamente esse efeito do post scriptum que explica a sua utilização nas cartas e mensagens escritas no computador, uma vez que, com os recursos de correção e arrependimento trazidos pelos processadores de texto, o usário pode simplesmente incluir no texto o que tinha esquecido.
Em português o termo equivalente é "pós-escrito", uma expressão modernizada encontrada em alguns dicionários. Ainda assim, mantém-se a abreveatura "P.S.".
Fonte: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Post-Scriptum" acessado em 07/07/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário