Aos imigrantes nesse mundo das TIC, um espaço para troca de ideias sobre o uso das mídias em sala de aula.
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Estreia do programa Intervalo da TV Anísio Teixeira
Após intenso período de gestação, estreia o programa Intervalo da TV Anísio Teixeira que integra a Rede Anísio Teixeira junto com o Ambiente Educacional Web - que é um imenso repositório de conteúdos digitais livres - e o Blog do Professor Web, um canal de comunicação com as comunidades escolares.
O programa vai ao ar pela TVE, de segunda a sexta, às 18h30 e tem duração de 15 minutos. É composto por quadros que se alternam durante todo o mês de exibição. Cada quadro tem 4 minutos de duração e tratam de temas de grande interesse das comunidades escolares.
Confira o teaser:
A Rede Anísio Teixeira é formada por professores e técnicos do audiovisual que atuam na produção e catalogação de conteúdos audiovisuais e digitais desde 2008.
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Rede Anísio Teixera em Pernambuco
Por Geraldo Seara
Oficina do produção audiovisual com estudantes e professoras da Escola Pintor Lauro Lillares, Recife-PE |
Prof. Guel Pinna e estudantes da Escola Pintor Lauro Villares |
Assim foi o primeiro dia, com exibição de nossos produtos, na abertura do evento, pela manhã, e com a Oficina de Produção Audiovisual, à tarde, com estudantes do Ensino Fundamental da Escola Pintor Lauro Villares. Na ocasião, os estudantes experimentaram algumas das etapas de uma produção de vídeo, chegando à preparação e gravação de uma cena, com muito entusiasmo.
Prof. Geraldo Seara e estudantes da Escola Pintor Lauro Villares |
No telão, cena do episódio "É x ou y?", da série Cotidiano da TV Anísio Teixeira |
Na terça-feira, 21, já com público do Ensino Médio da Escola Diário de Pernambuco, tratamos da linguagem cinematográfica aplicada à produção de vídeos educacionais. Partindo de uma análise iconográfica, mais uma vez, confirmamos o quanto as pessoas respondem mais rapidamente às imagens de heróis e ídolos estrangeiros, enquanto precisam de intensa mediação para os que fazem parte da nossa história. Emilia Ferreiro tinha razão quando disse que "nossas crianças entendem mais de leões africanos do que das vacas do nosso território", ao referir-se, em uma palestra [198?], ao bombardeio midiático de produções estrangeiras.
Oficina de Linguagem Cinematográfica com estudantes da Escola Diário de Pernambuco |
Muita atenção ao conteúdo apresentado |
Interação com os participantes |
Ao final da oficina, Lucas Borges, da série Faça Acontecer foi apresentado, antecedido de uma reflexão sobre a crença na educação pública de qualidade e da transformação do país, a partir de um esforço conjunto para mudança de mentalidade e olhar sobre a escola pública.
No telão, o estudante Lucas Borges, na série Faça Acontecer da TV Anísio Teixeira |
A estudante Amábilli Lima e sua orientadora Guel Pinna |
Na manhã de hoje, 22, foi a vez da apresentação de trabalhos do IFBA, apresentados pela professora Guel Pinna e sua orientanda Amábilli Lima, vinda de Salvador. A pesquisa apresentada pela estudante é sobre o pau-ferro e atraiu muitos olhares. Toda a fala das meninas foi traduzida, simultaneamente, para a Língua Brasileira de Sinais. Aliás, todo o evento conta com tradutores que se revezam a cada meia hora.
Toda a fala foi traduzida para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) |
Interação com visitantes através da LIBRAS |
Interação com os participantes através da LIBRAS |
Visitantes no stand do IFBaiano |
Prof. Guel Pinna no stand |
Nesta quinta-feira, participaremos com oficina intitulada Jogos Teatrais no Aprendizado de Ciências, conduzida pela professora Guel Pinna.
A exemplo dos primeiros dias, devem circular pelo IFPE, mais de 2000 pessoas, até a sexta-feira, além do público que já atua no campus.
Assinar:
Postagens (Atom)