AULAS COM A TV ANÍSIO TEIXEIRA
SUGESTÕES PARA AULAS COM A SÉRIE “ANÔNIMOS”
Geraldo Seara
Esta série apresenta cidadãos que exercem atividades comuns ou incomuns, mas que chamam a atenção, pelo jeito como procedem, com seus savoir faire próprios. Tomemos como exemplo Seu Antônio, vendedor de picolé, que é o personagem do Almanaque Viramundo, edição nº 1. Consulte o Guia Pedagógico.
Nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo, podemos abordar os usos da língua em diversas situações (formal / informal), a partir da fala de Seu Antônio (sem qualquer juízo de valor):
Podemos iniciar uma conversa, logo após a exibição do vídeo, permitindo aos alunos uma discussão sobre o que assistiram, com a ajuda de mais perguntas, tais como:
Podemos utilizar esse recurso como base para a escrita de textos sobre o personagem em questão, extraindo da discussão com os alunos os elementos da narrativa (quem, o que, quando, onde, etc.).
Por sua natureza, o vídeo proporciona a interdisciplinaridade. Além dos assuntos de Língua Portuguesa, podemos tratar de Sociologia, Filosofia, Matemática, Geografia, Gestão.
Em Matemática, por exemplo, podemos lançar desafios aos alunos, com questões tais como:
Em Gestão Empreendedora podemos abordar o esforço de Seu Antônio:
Em Sociologia e Filosofia, podemos abordar a própria vida de Seu Antônio:
Em Geografia, o professor Peterson Azevedo sugere trabalhar:
Estas são apenas sugestões. Sabemos onde uma aula com vídeo pode começar, mas onde pode acabar - se acabar - não podemos precisar!
Um abraço.
Geraldo Seara
Esta série apresenta cidadãos que exercem atividades comuns ou incomuns, mas que chamam a atenção, pelo jeito como procedem, com seus savoir faire próprios. Tomemos como exemplo Seu Antônio, vendedor de picolé, que é o personagem do Almanaque Viramundo, edição nº 1. Consulte o Guia Pedagógico.
Nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo, podemos abordar os usos da língua em diversas situações (formal / informal), a partir da fala de Seu Antônio (sem qualquer juízo de valor):
- Como ele se expressa?
- Como se expressam outras pessoas que falam dele no vídeo? |
Podemos iniciar uma conversa, logo após a exibição do vídeo, permitindo aos alunos uma discussão sobre o que assistiram, com a ajuda de mais perguntas, tais como:
- O que podemos inferir sobre história de vida de Seu Antônio?
- De onde ele veio? - Como é sua família? - Que planos ele tem para o futuro? - O que ele pensa sobre a educação? |
Podemos utilizar esse recurso como base para a escrita de textos sobre o personagem em questão, extraindo da discussão com os alunos os elementos da narrativa (quem, o que, quando, onde, etc.).
Por sua natureza, o vídeo proporciona a interdisciplinaridade. Além dos assuntos de Língua Portuguesa, podemos tratar de Sociologia, Filosofia, Matemática, Geografia, Gestão.
Em Matemática, por exemplo, podemos lançar desafios aos alunos, com questões tais como:
- Qual a renda mensal aproximada de Seu Antônio, considerando a quantidade e o preço dos picolés que vende por dia?
- Qual o valor arrecadado ao final de cada dia, sabendo-se o valor de cada unidade de picolé? - O que quer dizer a expressão “em média”? - Qual é o volume cúbico da caixa de picolé? - O que é peso líquido? |
Em Gestão Empreendedora podemos abordar o esforço de Seu Antônio:
- Como Seu Antônio vende seu picolé?
- Há quanto tempo ele faz a mesma coisa? (25 anos) - Seu Antônio poderia estar em outra posição? Qual? Como? - Você conhece alguém que já mudou de profissão / ocupação? - O que pode ser feito para otimizar a venda de Seu Antônio? - Qual o conselho que Seu Antônio dá? |
Em Sociologia e Filosofia, podemos abordar a própria vida de Seu Antônio:
- O que é verdade?
- O que é educação para Seu Antônio? - Que intervenções na realidade ele promove? - Que importância tem o discurso de Seu Antônio? |
Em Geografia, o professor Peterson Azevedo sugere trabalhar:
A territorialidade presente nas falas do personagem nas quais ele se reporta às suas raízes e aos ensinamentos que recebeu dos pais, e que luta para passar para os filhos.
Noção de lugar como categoria geográfica, apresentado pelo curso percorrido pelo personagem, abordando as categorias da geografia urbana como referências (ruas, elementos urbanísticos). Os aspectos que conferem a organização e construção dos espaços geográficos apresentados pelo programa, discutindo os efeitos do capital, nessa construção espacial. |
Estas são apenas sugestões. Sabemos onde uma aula com vídeo pode começar, mas onde pode acabar - se acabar - não podemos precisar!
Um abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário